sábado, 20 de março de 2010

Primeiro Encontro de Maria e José do livro As Estrelas Não Dormem

MARIA II - Descendo o rio, é noite, o céu salpicado de Estrelas, o rio calmo,
cristalino.
MARIA I - O vento sopra gostoso, arrepiando o corpo, se instalando na
boca do estomago, somando prazer.
MARIA II - Estou abraçada a mim mesma.
MARIA I - Papai ao meu lado se abraça também.
MARIA II - Na frente da lancha está apenas o peão, dando direção do curso
até chegarmos a fazenda do papai.
MARIA I - A noite está prazerosamente linda!!!
MARIA II - Meu pai que de costume vai na frente, no comando, deixa de lado
a sua função, pra ficar apenas com a sensação que o momento
pode lhe propiciar acrescentando a sua alma.
MARIA I - Momentos raros para uma idade avançada, descomprometida com
o prazer e pensando seriamente na morte.
MARIA II - Falamos sobre as Estrelas, sobre os mistérios dos astros.
MARIA I - Papai me ensina alguma coisa do que sabe: Marte!
MARIA II - Vênus, Estrelas Cadentes
MARIA I - Que não param de cair, riscando o céu e pairando, não sei onde.
MARIA II - Não falamos sobre o que queremos
MARIA I - Talvez não queiramos nada além desse momento.
MARIA II - Nunca me senti tão filha tão próxima, carne da sua carne, parte do
seu corpo.
MARIA I - Vejo que meu sorriso tem do seu sorriso.
MARIA II - Os meus olhos se assemelham aos seus. O meu prazer lhe dá prazer; nunca
MARIA I - A lancha desliza pela madrugada adentro. Eu pressinto vida,
vida no lugar. Rio Paraguai transbordante, flutuante de vida.
Um circulo: Céu Rio e Mato. E nós rodopiando nesse círculo.
M I II - Que loucura!
MARIA II - Eu, papai e o peão. Um índio, Dom Juan. Bonito!
MARIA I - Bonito e bêbado, entregue à libertinagem da noite. Que a
qualquer momento pode vir aprontar com a gente.
MARIA II - O Índio nunca nos olha, não parece que está aqui, mas dentro da
mata, gritando com a noite.
MARIA I - Estamos apenas papai e eu.
MARIA I II - Andando por lugares belíssimos!
MARIA I - E eu, nos meus sonhos de menina, na mais sublime fantasia,
. desejo que ele seja o meu primeiro homem:
O único a quem eu amo e a quem Confio.
MARIA II - O único a quem eu amo e a quem Confio.
Nesse momento eu o vejo mais bonito do que nunca. Um homem
que sabe falar das Estrelas, e me faz olhar para elas, que me
ensina a respeitar e amar os animais.
MARIA I - Que me faz refletir sobre os mistérios da criação; questionar
tudo.
MARIA II - Eu o desejo, quero que seja meu.
MARIA I - Eu o desejo, quero que seja meu. Única e melhor maneira de
agradecê-lo por ter me presenteado a vida é dar-me inteira a
ele. Como eu quero!...
MARIA II - Liberdade.
MARIA I - Igualdade.
MARIA II - Deixar de ser filha e desabrochar para o mundo.
MARIA I - No meu íntimo eu peço que me beije que me dê colo.
MARIA II - Que penetre no fundo de minha Alma, onde jamais alguém
penetrou, além de mim mesma
MARIA I - Anseio por isso, por um olhar seu, que me faça sentir adulta,
gente que encanta gente, gente bonita, que se conquista.
MARIA II - Eu tremo, me sinto bonita, forte como essa sinfonia que vara a
noite, como esses bichos que trepam no meu ouvido e me
deixam acesa:
MARIA I - Aberta, desgarrada, sem pudor, sem medo...
MARIA II - Liberdade
MARIA I - Amor
MARIA I I - Beleza
MARIA I - Música
MARIA II - Índio
MARIA I - Água
MARIA II - Estrelas
MARIA I - Planetas
M. I-II - Pai! Pai... Pai.
MARIA I - Tudo me possuí nesse momento e eu não posso falhar.
Levarei isso toda a minha vida.
MARIA II - Vida Única, uma, só uma. Preciso Ganhar. Ter.
MARIA I - Dar
MARIA II - Possuir
MARIA I - Conquistar!... Não abando o barco nem um só segundo; navego,
navego sempre, consigo e não consigo, vou e não vou..
MARIA II - Vou sempre, tudo dentro de mim explode em gozo prazer.
MARIA I II - Busca!
MARIA II - E eu falhei.
MARIA I - E hoje eu não se estava bonita naquela noite.
MARIA II - Ou nunca estive.

2 comentários:

angelo disse...

maria, por que sua peça não aparece no rioshow de 'o globo'?

Unknown disse...

não sei: adoraria que aparecesse.